Tomb Raider é uma das franquias de jogos mais bem sucedidas dos últimos pouco mais de 20 anos, apesar dos péssimos filmes.
Mesmo tendo os dois filmes mais antigos a muito respeitada atriz Angelina Jolie, por algum motivo, Tomb Raider ainda não teve gente competente para dirigir e produzir uma boa adaptação para o cinema.
Mas só vou falar aqui do último filme, o de 2018, Tomb Raider - A Origem, que não me espanta que não tenha tido tanta bilheteria.
E infelizmente, não foi possível assistir todo o filme para apontar mais erros dele aqui, estava tão ruim assisti-lo que só vi até o começo do segundo ato.
Logo, a opinião que você vai ler é baseada em uma pequena parte do filme, que eu já acho suficiente para te estimular a não assistir e eu ser justo na análise.
Mesmice
Um dos problemas dos filmes de Tomb Raider é que sempre criam uma história central pobre demais, com clichês bem "óbvios" e digna de filme de aventura para crianças e adolescentes com até 13 anos.
Refiro-me ao porque de Lara Croft sair em busca da relíquia, e dessa vez foi pior.
O motivo foi a esperança de achar seu pai que desapareceu anos antes, quando foi em um busca do mesmo "tesouro". É somente isso.
Alguém que vai para uma aventura em busca do pai que todos consideram já morto, é uma coisa que já foi usada em um milhão de histórias.
Nenhuma inteligência, novidade, ou um motivo ligado a algo maior.
Eu já vi esse filme antes nas produções cinematográficas dos Trapalhões e da Xuxa.
Pouco nexo
Na história, Lara é uma jovem recém-entrada na vida adulta, cuja rotina é concorrer em rachas de bicicleta, treinar artes marciais e trabalhar como entregadora.
Para completar, ainda atrasa os pagamentos da academia de lutas.
Até aí tudo bem, o mundo está cheio de pessoas nessa situação, mas o detalhe é que ela não tem nenhum motivo para estar nessa condição: ela é de uma família rica, é herdeira da fortuna e precisa só assinar um documento para ter direito a herança.
Poderia se dizer que é por conta de imaturidade, mas por mais que a pessoa seja imatura, uma pessoa mentalmente sã aos 21 anos não vai ficar de "birrinha" porque o pai desapareceu e deixar o direito de herança para lá, com o risco de ficar sem casa, sem nada! Mas esse talvez não foi o pior.
No momento que ela ia assinar o documento, viu uma mensagem do pai relacionada a aventura dele e a relíquia, e ao invés de assinar a porra (isso mesmo, porra, para deixar claro como a cena foi idiota) do documento, simplesmente saiu do encontro com os representantes e foi até a mansão para desvendar o mistério da mensagem!
Foi a um lugar que não fazia questão de ir pouco tempo antes, e só mudou de ideia porque viu uma mensagem do pai em um papel.
Ela simplesmente foi embora sem assinar o documento.
Mas não podia assinar e depois ver do que se tratava a mensagem?
Parece-me que ela gosta mesmo de ser pobre e fodida.
Mesmo que ela quisesse tanto rever o pai, uma assinatura demora menos de um minuto não é?
E se formos entrar ainda mais na lógica, podemos até chegar a conclusão de que ela não queria de fato rever o pai, porque aproveitar a herança daria a ela a capacidade de usufruir de imensos recursos para achá-lo ou saber o que ou quem o matou.
Afinal de contas, o que porra da vida Lara Croft queria??
Lara Croft é a pessoa mais burra do mundo e pessoas de Hong Kong são mais espertas que as de Londres.
Mesmo com um documento disponível para ser assinado e dar a ela uma imensa fortuna, ela ficou perdendo tempo implorando para um comprador de uma loja de penhoras, para ele pagar mais por um objeto antigo do pai dela.
Ela queria mais dinheiro para viajar para a Ásia em busca do pai!
Essa cena destruiu de vez toda a lógica da história.
E outra coisa espantosa foi ver como ela foi facilmente enganada por um grupo de jovens rapazes em Hong Kong. Eles fingiram que queriam ajudá-la a achar uma pessoa e tomaram sua mochila, correndo em seguida.
Alguém que estava acostumado a lidar com a galera da rua em Londres dá um mole desse em Hong Kong. Alguém que quer sair para uma aventura perigosa, que provavelmente matou seu pai, não é esperto o suficiente para se proteger de uma das mais manjadas armadilhas de ladrões ralé.
Detalhes inúteis
Há cenas no começo do filme que só prolongam a duração dele e são irrelevantes para a história.
Uma cena de luta no ringue até deu aquele nível de ação e demonstração de força que é bom de ter em um filme como esse, mas outras como o racha nas ruas, ser levada para a polícia e ela chegando no local de trabalho, fizeram o filme ficar chato, isso sem contar os sérios problemas de lógica e criatividade no enredo.
Conclusão
Tomb Raider - A Origem pode até ser bom para quem só fica ansioso para ver ação com corridas, brigas e mistério, mas para quem se importa mais com outros detalhes importantes, é intragável.
Eu nem vi essa cena, só a coloquei aqui para a estética da postagem.
Como que foram tão incompetentes e fizeram um troço desses fica difícil imaginar, principalmente porque um filme desse é muito caro e toma muito o tempo dos profissionais.
O filme foi mais um grande desperdício de dinheiro e tempo de gente sem carinho com as boas ideias e que parece ter aprendido a fazer roteiro no quarto da própria casa.
A nota que dou é: 2,6.
Siga o blog e a página dele no Facebook para me ajudar a continuar trazendo conteúdo como esse que você tanto gosta. Muito obrigado pela leitura e até a próxima!





Comentários
Postar um comentário